• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

O dia em que Bill Gates previu a pandemia

Mais Lidos

  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS
  • O papa Leão XIV, o seu nome, a sua vestimenta e o seu discurso. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

03 Abril 2020

O cofundador da Microsoft advertiu, em 2015, que deveríamos nos preparar para uma futura pandemia. Atualmente, defende o isolamento e o distanciamento social, afirmando que “está trabalhando (em uma vacina) o mais rápido possível, mas se estima que não estará disponível antes de 18 meses”.

A reportagem é de Consuelo Calderón, publicada por La Tecera, 30-03-2020. A tradução é do Cepat.

Há cinco anos, o fundador da Microsoft e filantropo, Bill Gates, realizou uma palestra na TED que viralizou nas últimas semanas. Nela - e como resultado do que aconteceu com o ebola - Gates afirmou que o maior risco de catástrofe mundial não tinha nada a ver com a guerra e suas bombas, mas com um vírus infeccioso. Inclusive, o magnata alegou que provavelmente o que mataria milhões de pessoas nas próximas décadas seriam os micróbios.

Com tudo o que aconteceu recentemente com o coronavírus, a Internet refletiu essa conversa, alegando que Bill Gates teria previsto a pandemia. Assim, o filantropo se conectou ao Reddit para responder as perguntas de seus usuários em relação a esse momento.

Ali, fez referência ao que disse na palestra TED. “Ninguém poderia prever qual era a probabilidade de surgir um novo vírus. No entanto, sabíamos que isso aconteceria em algum momento com a influenza ou outro vírus respiratório”, explicou Bill Gates.

E acrescentou: “Estamos nos preparando para possíveis guerras e incêndios, e agora temos que nos preparar para pandemias tratadas com a mesma seriedade. A boa notícia é que nossas ferramentas biológicas, que incluem novas formas de fazer diagnósticos e vacinas, possibilitam um sistema com uma forte resposta a epidemias naturais”.

Falta de financiamento

No entanto, um dos problemas segundo Bill Gates é que não existe o financiamento adequado para realizar as pesquisas e, portanto, criar uma vacina.

“Precisamos ter a habilidade de aumentar os diagnósticos, os medicamentos e as vacinas rapidamente. As tecnologias existem para fazer isso bem, se o financiamento correto for feito. Os países podem trabalhar juntos nisso”, disse Gates.

A Fundação Bill Gates - juntamente com o Wellcome Trust e Mastercard - organizou recentemente o Acelerador Terapêutico Covid-19. Trata-se de um mecanismo de coordenação entre diferentes equipes de trabalho que buscam tratamento eficaz contra o vírus e outras doenças emergentes.

Possíveis tratamentos

“Um fármaco poderia estar pronto antes de uma vacina. Idealmente, isso reduziria o número de pessoas que precisam de cuidados intensivos, incluindo respiradores”, explicou Gates. “Tenho a esperança de que algo sairá disso. Pode ser um antiviral ou anticorpos ou algo assim”, acrescentou.

Gates disse que uma das ideias que estão explorando é usar o sangue daqueles que se recuperaram. “O plasma pode ter anticorpos que protegem as pessoas. Se funcionar, poderia ser a maneira mais rápida de proteger os profissionais de saúde e os pacientes mais afetados”, afirmou.

Em relação à criação de uma vacina, Gates afirmou que está trabalhando o mais rápido possível, mas estima-se que não estará disponível antes de 18 meses.

Isolamento

Para Gates, no momento, a melhor maneira de parar a pandemia é através do distanciamento social, referindo-se em específico ao caso da China.

“Quando perceberam como a questão era séria, fizeram um forte isolamento social que fez uma grande diferença. É claro que isso criou dificuldades para as pessoas envolvidas, mas foram capazes de impedir a propagação. Outros países farão isso de maneira um pouco diferente, mas a mistura entre teste e isolamento claramente funciona e é isso que temos até encontrarmos uma vacina”, explicou Gates.

O filantropo afirmou que está preocupado com o dano econômico que a quarentena significa, mas que seria “ainda pior” o dano nos países em desenvolvimento. Porque esses países não têm capacidade de se isolar da mesma forma que os países mais ricos e sua capacidade hospitalar é muito menor.

 

Leia mais

  • Bill Gates adverte: "A próxima pandemia poderia causar 33 milhões de mortes em seis meses”
  • Os esquecidos na pandemia
  • A pandemia de Covid-19 avançou rapidamente na última semana
  • Covid-19: cardeal Tagle pede “perdão da dívida” dos países pobres
  • Porque a peste está dentro de nós
  • A agudização das condições da existência e a busca de mundos diferentes. Entrevista especial com Andityas Soares de Moura Costa Matos
  • Coronavírus: risco da disseminação é maior com a circulação de assintomáticos
  • Sete lições geopolíticas em tempos de coronavírus. Artigo de Alfredo Serrano Mancilla
  • Epidemia e crise social. Artigo de José de Souza Martins
  • O medo do futuro incerto. Artigo de Tarso Genro
  • A experiência da pandemia e a necessidade de uma cooperação global. Entrevista especial com Claudia Feitosa-Santana
  • O mundo pós-pandemia. Artigo de Raúl Zibechi
  • A pandemia do coronavírus e um dilema sem precedentes: escolher entre economia e saúde
  • IHU para a quarentena. O Indivíduo e a Sociedade em introspecção
  • “Brasil toma medidas homicidas ao mudar de rumo na hora que a curva de causos aumenta”. Entrevista com Ligia Bahia
  • Francisco protagoniza uma impactante oração pelo fim da pandemia em uma vazia e chuvosa praça São Pedro
  • Três obrigações bioéticas na resposta à Covid-19 e à escassez de recursos
  • Subnotificação dificulta combate à covid-19 no Brasil
  • Alternativas para uma economia pós-coronavírus
  • Pandemia COVID-19 na Era do Capitaloceno: Racismo ambiental disfarçado de consciência ecológica
  • Reclusão em tempos de coronavírus: “Isolar-se é um gesto de solidariedade”. Artigo de Michela Marzano
  • A difícil escolha entre a liberdade e a morte (dos nossos avós!)
  • Covid-19. Falta de EPIs colocam profissionais da saúde em risco e deve gerar uma enxurrada de processos judiciais
  • Vírus, chegou o momento da audácia
  • Keynes contra o coronavírus. Artigo de Daniel Castillo Hidalgo
  • Tempo de vírus. Artigo de Manuel Castells
  • Judith Butler sobre a Covid-19: ‘O capitalismo tem seus limites’
  • A crise do coronavírus empobrecerá 35 milhões de pessoas na América Latina
  • “Para passar esta crise, é preciso colocar em quarentena nossas ambições”. Entrevista com Santiago Beruete
  • O cuidado pela vida é o melhor caminho para a economia. Nota do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida - OLMA
  • Renda Cidadã, para uma quarentena segura
  • Como se dará a evolução de Covid-19 na população que vive em condições precárias? Entrevista especial com Guilherme Werneck
  • Dez tendências da mídia que podem mudar com a pandemia
  • Logística das pandemias. Artigo de Laurent de Sutter
  • “A recessão em 2020 é inexorável e a palavra-chave para as pessoas é sobrevivência”
  • Covid-19: “a humanidade inteira” ameaçada, ONU lança plano
  • Coronavírus: a ética começa com o reconhecimento das nossas limitações
  • O mundo depois do coronavírus. Artigo de Yuval Noah Harari
  • Coronavírus. Que a lição fique inscrita indelevelmente: precisamos uns dos outros
  • Gestos de solidariedade começam a surgir em meio à pandemia do coronavírus
  • Posso ajudá-lo? Sobre os motivos que nos levam a ajudar os outros
  • Coronavírus está nos privando da proximidade e do toque, alimentos da nossa humanidade. Artigo de Timothy Radcliffe
  • Especialista da ONU defende renda mínima universal durante crise do coronavírus
  • A política anticapitalista na época da COVID-19. Artigo de David Harvey
  • Pandemia acirra crise do petróleo e também põe em risco transição energética. Entrevista especial com Adriano Pires
  • Schönborn: pandemia do coronavírus mudará a face da terra
  • Sem os cortes recentes na Saúde, enfrentamento da pandemia seria menos dramático. Entrevista especial com Fernando Pigatto
  • O vírus da solidão
  • Pandemia no Brasil sob o desgoverno Bolsonaro
  • Alemanha proíbe reunião de mais de duas pessoas em espaços públicos
  • Coronavírus: 40% da população mundial não têm como lavar as mãos
  • Covid-19: a pandemia ensina ao mundo a verdade sobre o gasto público
  • O coronavírus de hoje e o mundo de amanhã, segundo o filósofo Byung-Chul Han
  • Médicos cubanos são aplaudidos ao desembarcarem na Itália para combater o coronavírus
  • Coronavírus: “Esta é uma oportunidade ímpar para fazer uma verdadeira transição ecológica”
  • A pior pandemia experimentada pela humanidade
  • Sobre a produção do pânico mundial
  • Lições dadas pelo coronavírus da COVID-19: Um decrescimento “ordenado” é possível
  • Zizek sobre o coronavírus: Um golpe letal no capitalismo para reinventar a sociedade
  • As três fases ideológicas do coronavírus
  • Os perigos e as possibilidades de uma pandemia. Artigo de Nuala Kenny
  • Coronavírus. Artigo de Raoul Vaneigem
  • Para entender em profundidade a Covid-19
  • A pandemia e o fim do neoliberalismo pós-moderno
  • O coronavírus. “Estamos diante de uma instância biopolítica à qual é preciso dar com urgência uma resposta”. Entrevista com Giannino Piana
  • Os custos sociais de uma pandemia, que atinge grupos distintos de maneiras diferentes
  • O vírus põe a globalização de joelhos. Artigo de Luigi Ferrajoli
  • Economistas avaliam como ‘desconectadas da realidade’ medidas de Guedes para crise do coronavírus
  • “O egoísmo, o vírus social que alimenta a epidemia”
  • Coronavírus, o gesto de Francisco marca sua distância sideral do irresponsável Trump
  • Coronavírus: “O perigo real é a incapacidade de priorizar os desastres”
  • “Não há precedentes para a crise econômica causada pelo coronavírus na história recente”, diz economista Monica de Bolle
  • Declaração da Redbioética – UNESCO sobre a pandemia do coronavírus
  • Os custos sociais de uma pandemia
  • “Suportando o peso da Covid-19: Idosos em países de baixa e média renda"
  • #euficoemcasa. ‘Transformar o medo do coronavírus em um recurso é possível’: os conselhos do neurologista Sorrentino

Notícias relacionadas

  • Ciência, em crise, teme novo corte de orçamento em 2017

    LER MAIS
  • A biologia tem sua versão social

    Alicia Massarini iniciou Biologia na Universidade de Buenos Aires (UBA), porque possuía o interesse de conhecer como o conhecimen[...]

    LER MAIS
  • Como empresas de internet armazenam o que elas sabem sobre você?

    Quando o ativista austríaco pró-privacidade Max Schrems solicitou seus próprios dados pessoais armazenados pelos servidores do [...]

    LER MAIS
  • Laboratório Nacional de Biociências deixará de utilizar animais em testes

    O Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (M[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados